quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cidades de papel, de obra literária para cinematográfica

    Cidades de papel é adaptação da obra de John Green, de mesmo nome. Conta a história de Quentin Jacobsen (Nat Wolff) um jovem introvertido que mora ao lado de Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne) por quem é absurdamente apaixonado desde a infância. Após anos sem se falarem, eles reativam a amizade quando Margo inesperadamente entra no quarto de Quentin durante a madrugada, e o propõe um plano de vingança. Juntos passam uma madrugada intensa e arriscada realizando o plano. Na manhã seguinte, a garota some e começa o grande mistério da trama. 


      Certo, se você está procurando um romance adolescente clichê, pare por aqui. John Green não é conhecido por seus finais "felizes", quem conhece as obras sabe do que eu estou falando. Cidades de papel está de certa forma bem fiel ao livro, é claro que aspectos seriam inseridos e outros tirados, isso é normal, um filme nunca será inteiramente fiel ao livro (todo mundo sabe disso). 
      Algo que me deixou muito animada, foram as diversas referências a elementos da cultura pop presentes no filme, coisa que não tem no livro, mais um ponto positivo pro filme. O que mais chama atenção no filme, é que a trama principal acaba explorando e focando mais a relação de cumplicidade de Quentin com, seus dois melhores amigos, Ben (Austin Abrams) e Radar (Justice Smith), que também constrõem as cenas mais divertidas e engraçadas. 
      A maioria do elenco estava ótimo, Nat Wolff conseguiu interpretar muito bem o Quentin que imaginei quando li o livro. Por outro lado, Cara Delevingne não me agradou muito, a representação dela de Margo quebrou minhas expectativas.
     Eu gostei muito do filme, tanto quanto do livro, uma história aparentemente simples e com aspectos que nos levam pensar que é algo comum, e depois percebemos que os detalhes da trama mudam tudo e nos trazem algo muito diferente do que sempre vimos, por isso gosto tanto de John Green. Adoro o fato de que as mudanças da adaptação deixaram a história ainda melhor do que já era! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário